Atividades da Semana

Agenda Semanal – 4ª Semana Outubro

Confira aqui as atividades da Semana:

Mensagem da Semana:

Convite Especial para as Lideranças:
Confirmar presença até 27/10/23 com sua liderança.

Aniversariantes da Semana – Período 20/10 até 26/10

20/10 – Luis Fernando Bauer, Eduardo Bauermann, Jordan Barbiani Santos, Mauren Morgana Schaeffer, Nicolas Monteiro Müller

21/10 – Debora C. Weyand Kohlrausch, Emanuelle Schmitt De Oliveira, Carlos Roese, Flavia Eduarda Cardoso, Iara Von Mühlen, Florentina Borges De Freitas Zitzke

22/10 – Marli Weiler, Gael Flor Gueths, Alberto Esspich, Alcido Nelson Blauth

23/10 – Dorli Knäsel, Darci Eisenbraun

24/10 – Pedro Leonardo Sbaraine De Souza, Guilherme Vinicius Marques, Marilisa Forster Casarin Muller, Eloiva Schneider dos Reis, Marcos Schmidt

25/10 – Lucenia Kichler, Sofia Vitória Comassetto Lamb, Leopoldo Antônio Hartmann, Harri Weiler, Gilberto Thoen

26/10 – Nicoli Schürer Walter, Daniela Alves, Matheus Werb Dietrich, Lídia Käfer Schünke, Pâmela Aparecida De Brito Santana, Jose B. Silveira De Souza, Lucas Gabriel Ries, Pedro Grassmann de Vargas, Martina Morais da Fonseca, Tânia Souza

Mensagem do Vice-presidente de Educação Cristã da IELB – Pastor Fernando Garske:

Deve o cristão orar apenas por Israel?

  1. Deve o Cristão Orar (Apenas) por Israel?

Em um mundo cada vez mais polarizado, o conflito entre Israel e os palestinos divide opiniões. Para muitos cristãos, orar por Israel é visto como um dever teológico e espiritual. Mas será que essa postura reflete o que a Bíblia ensina?

  1. Você já ouviu falar em dispensacionalismo?

Essa visão teológica, originada no século XIX, divide o plano de Deus em ‘dispensações’ ou ‘períodos’. Teólogos dispensacionalistas acreditam que devemos orar pela restauração de Israel, visto que consideram o Estado moderno de Israel como parte crucial do cumprimento das profecias bíblicas.

  1. O Papel de Israel

Neste sistema teológico, Israel é visto como uma entidade separada da Igreja, cada uma com seu próprio destino e promessas. Os dispensacionalistas afirmam ser necessário que Israel seja restaurado como nação (o que aconteceu em 1948), que seu povo seja reunificado e o templo seja reconstruído. Isso possibilitará a volta de Cristo, que reinará neste mundo, a partir de Jerusalém.

  1. Nesse Caso, o que significa orar por Israel?

Orar por Israel, no contexto dispensacionalista, geralmente vai além de um simples pedido por paz ou bem-estar para o país. Nesta visão teológica, orar por Israel está frequentemente ligado ao cumprimento de profecias bíblicas e ao papel especial que acreditam que Israel desempenha no plano divino.

  1. No entanto…

O Antigo Testamento enfatiza que a terra de Canaã pertence ao Senhor (Sl 24.1). A posse da terra pelo povo de Israel era, acima de tudo, um meio para um fim maior: a vinda de Jesus Cristo. O Novo Testamento nos ajuda a compreender que as promessas feitas por Deus apontam para além de um espaço geográfico. A herança de Deus compreende o novo céu e a nova terra, recebidos por todos os que creem, de todas as nações.

  1. A Bíblia revela que o verdadeiro Israel é a Igreja de Cristo

Em Romanos 9.6-8, Paulo argumenta que ‘nem todos os que são de Israel são israelitas’, esclarecendo que a verdadeira descendência de Abraão não se baseia na genealogia física, mas na fé. Além disso, em Gálatas 3.28-29, Paulo afirma que ‘não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher’, mas todos são um em Cristo Jesus e, portanto, ‘descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa’.

  1. O conflito entre judeus e palestinos

Portanto, o conflito entre judeus e palestinos é, em sua essência, uma questão política e histórica, e não deve ser interpretado predominantemente como uma questão espiritual ou escatológica. O conflito tem raízes em disputas territoriais, questões de soberania e direitos humanos, que têm trazido profundo sofrimento a muitas pessoas.

  1. Oramos não apenas por Israel, mas para que haja justiça e reconciliação

Diante do conflito entre judeus e palestinos, cristãos oram fervorosamente por todas as partes envolvidas. Pedimos a Deus que guie os líderes políticos e as pessoas com influência a agir com sabedoria e justiça, buscando soluções pacíficas. Além disso, oramos para que as comunidades afetadas encontrem conforto em meio ao sofrimento e que as divisões sejam superadas em favor da reconciliação. A oração nos lembra de nossa responsabilidade de amar o próximo e buscar a justiça, mesmo em situações complexas e desafiadoras.

  1. Testemunhamos a Graça revelada em Cristo

Em um mundo marcado por conflitos e divisões, a igreja testemunha a graça e o amor revelado em Cristo, o Salvador. Pela sua morte e ressurreição em favor do mundo inteiro, Cristo concede, a todo aquele que crê, a paz que o mundo não pode dar. Por isso, ore com fervor e testemunhe com autenticidade, levando CRISTO PARA TODOS.

Rev. Fernando Ellwanger Garske